HISTÓRIA

Em 1930, o Governo Federal criou o Ministério do Trabalho em 1931 regulamentou, por decreto, a sindicalização das classes patronais e operárias. Criou as Juntas de Conciliação e Julgamento e, com a promulgação da Constituição do Estado Novo (Brasil) Estado Novo, a unicidade sindical.

A regulamentação do trabalho e os institutos de previdência social ocorreram também naquele momento histórico. As organizações sindicais passaram a ter caráter paraestatal, a greve foi proibida e foi instituído o imposto sindical. Em [[1955]], o movimento sindical brasileiro voltou a expandir-se, havendo sido formados, em 1961, o [[Comando Geral dos Trabalhadores]] (CGT) e o Pacto de Unidade e Ação (PUA). O Sindicato do Comércio do Jaboatão dos Guararapes, fundado em 11.05.1962 e reconhecido por Carta Sindical expedida em 11.05.1965, com sede e foro na cidade do Jaboatão dos Guararapes, integrante do Sistema Confederativo na Representação Sindical do Comércio – SICOMÉRCIO......................